Veja algumas dicas para dirigir na chuva e garantir mais segurança nas estradas para todos dirigindo na chuva com seu caminhão
Em novembro do ano passado uma pesquisa indicou que os acidentes de trânsito crescem em 25% durante os períodos chuvosos. As estradas ficam molhadas, a visibilidade é reduzida. Por isso, caso o caminhão não esteja dirigindo na chuva nas condições adequadas, a chance de um acidente ocorrer é consideravelmente maior.
Os meses com mais chuva no ano costumam ser durante a primavera e o verão, de setembro até março em média. Por isso, nesse post vamos te dar algumas dicas para dirigir na chuva com segurança. Além disso, vamos te mostrar algumas funcionalidades dos caminhões IVECO que podem garantir mais segurança e conforto dirigindo na chuva.
1 - Evite a aquaplanagem
A aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando a pista está muito molhada, formando uma lâmina d’água. Caso o pneu não drene o suficiente da água, o veículo desliza, o que pode causar derrapagem. Com isso, o motorista pode causar um acidente.
Manter os freios e os pneus em bom estado ajuda a reduzir os riscos de aquaplanagem, mas caso ocorra, mantenha a calma. É recomendado manter as duas mãos no volante, tirar o pé do acelerador e não frear, mantendo-se em linha reta. Dessa forma, o caminhão volta à direção normal depois de um tempo.
2 - Mantenha distância de outros veículos
Por ser um veículo maior que os demais, é recomendado que você aumente ainda mais a distância de outros veículos caso esteja dirigindo na chuva. Caso ocorra algum problema como a aquaplanagem, ou seja necessário frear bruscamente, é recomendado que você esteja a uma distância maior de outros veículos para evitar colisões.
3 - Utilize os para-brisas e desembaçadores
A utilização constante dos para-brisas nesse momento é essencial. Dessa forma, você mantém a menor quantidade de água possível nos vidros. Não só é essencial, como o Código de Trânsito Brasileiro prevê como infração grave, artigo 230 , com direito a multa e retenção do veículo
Para uma melhor visibilidade, utilize os desembaçadores traseiros. Outras dicas são de utilizar o ar condicionado virado para o vidro, ou abrir uma fresta das janelas para ventilar e desembaçar a visão. Todos os veículos da IVECO possuem ar condicionado. Além de ajudar no conforto, podem salvar sua visão na chuva.
Outra dica é manter uma flanela seca e limpa no porta-luvas ou em outro compartimento, para, caso utilizar o ar não esteja sendo efetivo, utilizar a flanela com extremo cuidado enquanto dirige.
4 - Manter o farol baixo
Outra conduta que é considerada infração grave pelo Código Brasileiro de Trânsito é utilizar farol alto em rodovias, mesmo em perímetro urbano. De acordo com o artigo 223, andar com o farol alto ou desregulado, atrapalhando a visão de outros motoristas, pode causar multa e retenção do veículo.
As luzes do farol altas entram em contato com a água e podem atrapalhar até a própria visibilidade, então é recomendado (e obrigatório) a utilização dos faróis baixos. Para garantir melhor visão, tanto o Tector, quanto o S-Way possuem lanternas de LED, que auxiliam em uma visibilidade ainda mais clara e segura.
Além disso, o S-Way possui sensores crepuscular e de chuva, o que ajuda a auxiliar na visibilidade e segurança enquanto roda em períodos de chuva e baixa visibilidade.
5 - Evite ao máximo ultrapassagens
Em períodos de fortes chuvas, fazer ultrapassagens pode ser um movimento perigoso, que pode causar colisões tanto laterais, quanto frontais. Ainda mais considerando o tamanho dos caminhões em comparação com veículos de passeio. Por isso, a dica é ter paciência dirigindo na chuva, evitando ultrapassagens.
Depois de um período de grande calor no Brasil, agora entra um período de grandes chuvas. Por isso, salve essa postagem e não esqueça de colocar em prática em suas viagens no fim de ano.