Entenda como são divididos os tipos de caminhões e quais são ideais para cada negócio
Quando se trata de transporte de cargas, é importante entender as características e diferenciações entre os caminhões leves, médios, semipesados e pesados. Cada categoria possui suas próprias capacidades e funcionalidades, atendendo às diversas necessidades do setor de transporte.
Nesse post vamos entender quais são as diferenças entre cada um dos tipos de caminhões, desde capacidade de carga, tamanho e até a categoria de habilitação necessária para dirigir, para assim você entender qual caminhão se adequa ao seu modelo de negócio.
Quais são os tipos de caminhões?
Os caminhões são divididos levando em consideração seu tamanho, capacidade máxima de carga e quantidade de eixos. De acordo com essas características, eles recebem a classificação de leves, médios, semipesados ou pesados.
Caminhões leves
Os caminhões leves são ideais para entregas urbanas e de curta distância. Eles são ágeis, fáceis de manobrar e possuem capacidade de carga menor, mas ainda assim são capazes de transportar uma variedade de mercadorias.
Um diferencial dos caminhões leves é que eles são adequados para as vias urbanas. Portanto, precisam da habilitação tipo B para serem dirigidos, a mesma para carros de passeio. A IVECO possui a linha Daily de caminhões leves, nas versões furgão e cabine-chassi.
Caminhões médios
Já os caminhões médios são mais robustos e possuem maior capacidade de carga. Eles são frequentemente utilizados em entregas regionais e em estradas de média distância. Sua versatilidade permite transportar diferentes tipos de cargas, desde alimentos até materiais de construção.
Por não serem tão grandes, os caminhões médios também são utilizados para transporte em vias urbanas, especialmente para frota de entregas municipais e intermunicipais. Nesse sentido, o Tector possui versões médias que podem ser utilizadas com grande versatilidade.
Caminhões semipesados
Os caminhões semipesados são projetados para transportar cargas mais pesadas e percorrer longas distâncias. Eles são ideais para o transporte de cargas volumosas, como produtos agrícolas, maquinários e materiais de construção. Sua capacidade de carga é maior e sua estrutura é mais resistente, garantindo a segurança e eficiência no transporte.
Os modelos semipesados já são utilizados nas estradas, porém, para cargas não tão grandes como os pesados. Além disso, são confortáveis para viagens mais longas. As maiores versões do Tector são consideradas semipesadas.
Caminhões pesados
Os caminhões pesados são os maiores e mais potentes da categoria. Eles são utilizados principalmente em transportes de longa distância como o transporte de contêineres e cargas especiais. Sua capacidade de carga é significativamente maior, sua estrutura é projetada para suportar cargas pesadas e condições adversas de estrada.
Esta categoria é a mais indicada para viagens por todo o país. Possuem estrutura robusta, maior conforto e resistência para dias na estrada, além de uma maior capacidade de carga. O S-Way é o representante dos pesados da IVECO, um caminhão moderno, robusto e confortável.
Cada tipo de caminhão tem suas próprias características e aplicações específicas. É importante escolher o caminhão adequado para cada tipo de transporte, levando em consideração a carga a ser transportada, a distância percorrida e as condições da estrada.