De acordo com dados da ANFAVEA, a produção caiu em relação a agosto. Por outro lado, a IVECO conseguiu se sobressair, especialmente no Amapá.
A ANFAVEA disponibilizou os dados do setor automobilístico de setembro de 2023. A pesquisa inclui tanto veículos leves quanto pesados. O dado que mais chama a atenção é a queda na produção de caminhões em setembro de 2023. Por isso, continue lendo esta para entender sobre os dados do mês passado.
Produção de caminhões caiu em setembro
No total, a produção de caminhões em setembro de 2023 foi de 8,2 mil unidades. Em comparação com agosto do mesmo ano, houve uma queda de 14,6%. No mês anterior, a produção totalizou 9,6 mil unidades.
Se comparar com setembro de 2022, o valor é ainda mais alto. No mesmo mês do ano passado, foram produzidos 15 mil caminhões. Portanto, significa uma queda de 45%, o que pode preocupar as montadoras nacionais.
Outros dados importantes do mês
Por outro lado, a exportação de caminhões aumentou 5,9% em comparação com o mês passado. Ainda assim, comparando com setembro de 2022, houve uma queda de 28,9% no total de exportação de caminhões.
O licenciamento total de veículos também caiu no mês passado. Em setembro, foram licenciados um total de 8,8 mil caminhões. Já em agosto, o número foi de 9,3 mil veículos, o que marca uma queda de 5,8%. No total, foram licenciados 79 mil caminhões de janeiro até setembro de 2023.
A IVECO na pesquisa ANFAVEA
No mês de setembro de 2023, a IVECO licenciou um total de 695 caminhões. A empresa foi a sexta dentre as associadas da ANFAVEA em licenciamentos no mês. Dentre desse valor, 43,7% do licenciamento é de caminhões semipesados, sendo o maior valor dentro da IVECO.
No ano de 2023, a IVECO é a quinta empresa dentre as associadas da ANFAVEA em licenciamento total de caminhões. Até o momento, conta com um valor total de 7.361 veículos. Porém, mesmo com o mês de setembro sendo um mês negativo no ramo, a IVECO teve resultados significativos no estado do Amapá.
Isso se deve a inauguração da nova filial Bamaq IVECO na capital do estado, além da participação da empresa na Expofeira 2023. Devido aos eventos, quase 50% das vendas de caminhões no estado correspondem à Bamaq Caminhões.
Quem é a ANFAVEA?
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) é uma entidade que reúne empresas do ramo automobilístico. Dentre elas, fabricantes de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção do país.
Fundada em 15 de maio de 1956, a empresa realiza análises e pesquisas sobre temas relevantes para a indústria. Além disso, também fomenta debates, produz estudos, compila dados e divulga o desempenho do seu setor.
A associação também coordena e defende os interesses coletivos das empresas associadas. A ANFAVEA pode, de forma institucional, participar, patrocinar ou apoiar debates, exposições e eventos relacionados ao setor automotivo.